28 agosto 2009
23 agosto 2009
16 agosto 2009
14 agosto 2009
12 agosto 2009
Amara da Mazuca dedicou 100 anos de sua vida à dança popular
Com 107 anos a rainha da dança Ana Maria da Conceição morreu nesta terça-feira (11), na cidade de Agrestina, distante 150 quilômetros do Recife, de parada cardíaca. Neta de escravos, ela ficou conhecida como Amara da Mazuca - dança que teve início na época feudal e posteriormente foi adaptada para as senzalas. A dança tem características indígenas e africanas, mas nasceu na mazurca polonesa.
Amara aprendeu a dança ainda criança, aos seis anos. Sua relação com a mazuca foi imortalizada com o lançamento do disco "Mazuca de Agrestina" através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), viabilizado pelo Governo do Estado através da Fundação de Apoio ao Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
A Mazuca de Agrestina abriu a programação da 9ª Festa da Renascença, na cidade de Pesqueira. O evento, que foi realizado entre os dias 3 e 8 de agosto deste ano, não contou com a participação de dona Amara, mas foi muito aplaudido por alunos da rede pública de ensino da região. A última apresentação da rainha da dança fora de sua cidade foi no Desafio de Cantadores, realizado em dezembro de 2008, na praça da República, em frente ao Palácio do Campo das Princesas, no Recife.
Amara da Mazuca foi a homenageada do São João do município de Agrestina em 2009, cidade que ajudou a divulgar. Foi durante as homenagens realizadas, ainda em vida, que a rainha da dança fez sua última apresentação.
10 agosto 2009
09 agosto 2009
07 agosto 2009
06 agosto 2009
Instituto Tr.i em Taquara
CURSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA CULTURAL
O Instituto Trocando Ideia , realizou na cidade de Taquara , nos dias 31 de julho e 01 de agosto , Curso de Politicas Publicas para Gestão Cultural , a convite da Diretoria de Cultura , da Sec de Educação. Foram contratados os consultores Fabio Kossmann e Fabiana Menini , que abordaram os programas do Ministerio da Cultura , a LIC do governo do RS e realizaram uma breve introdução a Elaboração de Projetos.
Participaram as seguintes entidades:
Sociedade Recreativa Unidos da Pinheiro
Associação Amigos do Livro
Associação dos Motorista
Sociedade de Canto Concórdia de Açouta Cavalo
Associação de Artes e Artesanato Taquarense
Associação popular de Eventos Cultural
Associação de Rádio Comunitária Taquara
Associação Cultural Educacional de Taquara
Associação Banda Independente
Clube Filatélico e Numismático
Associação Mundo Novo Hip Hop Cultura de Rua
Associação Amigos do Bairro Empresa
Sindicato dos Empregados
CTG “O Fogão Gaúcho”
Associação Cruzeiro do Sul
Associação dos Motoristas da Encosta Inf do Nordeste RGS
Associação dos Moradores do Bairro Nossa senhora de Fátima